Saúde
SECRETÁRIA MUNICIPAL DA SAÚDE E COORDENADORA DO SAMU CACULÉ PARTICIPARAM DO 37º CONGRESSO CONASEMS EM GOI NIA
25/07/2023

No período de 16 a 19 de julho de 2023, em Goiânia-GO, aconteceu o maior evento de saúde pública da América do Sul, o trigésimo sétimo congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, com o tema “O SUS QUE FALTA NO BRASIL”. Estiveram presentes, representando nosso município, a Secretária Municipal da Saúde, Ediene Coutinho, e a coordenadora do Serviço Móvel de Urgência – SAMU do município, Kátia Teixeira.

Na ocasião foram evidenciados os avanços conquistados em mais de 30 anos do SUS em várias dimensões, como na redução da mortalidade infantil, no tratamento da AIDS, na cobertura universal de vacinação, inclusive no enfrentamento de pandemias como a da Covid-19. Pôde-se analisar, monitorar e avaliar as mudanças no padrão da demanda por serviços de saúde e das necessidades de saúde da população em consequência das transformações demográficas, do desafio das mudanças climáticas, das desigualdades econômicas e mudanças de hábitos da população, das implicações do relacionamento entre setor público e o privado, da judicialização, da crescente interferência do legislativo na gestão da saúde e do precário e insuficiente financiamento.

Foi enfatizado ainda que os desafios do SUS são muitos e a pandemia do novo coronavírus trouxe dificuldades ainda maiores: se por um lado, a imagem do SUS na sociedade brasileira ganhou prestígio; por outro, ficaram evidentes as desigualdades regionais em infraestrutura e na atenção à saúde da população.

Com o olhar para o futuro e considerando esse cenário, o XXXVII Congresso do Conasems propôs um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS.

Além da tradicional Feira SUS, contamos com stands do Conasems, dos Cosems, patrocinadores, expositores, área de apoiadores, restaurante, credenciamento e afins, a 37ª Edição do Congresso Conasems foi repleta de atividades como a Mostra Brasil, Aqui tem SUS, além de painéis técnicos dispostos em uma mesa central e em mesas satélites, contemplando diversos aspectos do tema Integralidade no SUS.

Caculé apresentou o Projeto “Samuzinho nas Escolas: Capacitando Alunos e Professores Para Emergências”, da coordenadora do Serviço Móvel de Urgência, a enfermeira Kátia Teixeira, que agradeceu a oportunidade de, através da Mostra Brasil Aqui Tem Sus, representar o município de Caculé e levar, para o âmbito nacional, um pouco das atividades desenvolvidas aqui. Kátia ainda ressalta que o aprendizado é como o horizonte: não há limites.

Já para a Secretária da Saúde de Caculé, o XXXVII Congresso Nacional CONASEMS foi uma oportunidade ímpar para troca de conhecimentos e aquisição de novos saberes. Ediene ainda parabeniza a gestão municipal, na pessoa do Prefeito Pedro Dias, pelo brilhante trabalho em defesa da saúde pública no nosso município, sempre apoiando e incentivando a produção dos relevantes trabalhos e ações em prol da melhoria na qualidade de vida dos nossos munícipes. Ainda afirma que é sempre bom estar próximo às pessoas comprometidas em desenvolver, em benefício da população, um serviço de saúde público e de qualidade.