COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA ELABORA A RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS – REMUME
25/04/2023

Na tarde da última quinta-feira, 20, a Comissão de Farmácia e Terapêutica – CFT de Caculé se reuniu no Cine Teatro Engenheiro Dorea para a elaboração da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – REMUME, que será o documento orientador da Assistência Farmacêutica municipal.

A comissão é formada por profissionais das mais diversas áreas da saúde (médicos, farmacêuticos, enfermeiros, etc.) e tem a função de orientar a oferta de medicamentos do SUS no âmbito municipal. A REMUME tem por base a Relação Nacional de Medicamentos essenciais – RENAME, que orienta a distribuição de medicamentos no SUS a nível nacional, em conformidade com a Política Nacional de Medicamentos – PNM.

O evento é um marco para o município, pois, a partir de agora, os usuários do sistema e profissionais da saúde deverão estar esclarecidos sobre quais medicamentos e terapias estarão disponíveis nos serviços públicos de saúde, dessa forma, permitindo que os regimes terapêuticos sejam adaptados às possibilidades econômicas de cada um.

Um dos princípios da administração pública é a eficiência, que em termos gerais quer dizer fazer mais com menos custo. Sendo assim, iniciativas como essa impactam de forma positiva no uso racional tanto de medicamentos como do orçamento público.

O projeto faz parte de uma série de ações que estão sendo executadas pela Assistência Farmacêutica municipal em conjunto com outros profissionais da área da saúde. A REMUME deverá ser apresentada ao Conselho Municipal de Saúde para apreciação e entrará em vigor assim que aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores.