SISTEMA (HÓRUS) É INSTALADO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO
29/09/2022

A Coordenação de Assistência Farmacêutica, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Caculé, acaba de iniciar a implantação, nas UBSs do município, do sistema de gerenciamento e controle de medicamentos do SUS (HÓRUS).

Com a implantação do sistema, as Unidades Básicas de Saúde terão acesso ao elenco e estoque dos medicamentos disponibilizados pela Central de Abastecimento Farmacêutico e Farmácia Básica Municipal. Os usuários sairão da unidade com medicamentos da atenção básica, hiperdia e saúde da mulher nas mãos, com agendamento para retorno e controle do seu histórico, garantindo o uso racional de medicamentos.

A implantação acarretará muitas vantagens para os profissionais prescritores e principalmente para os usuários do SUS que buscam atendimento em saúde nessas unidades.

Em paralelo a essa medida, a Assistência Farmacêutica está disponibilizando também profissionais farmacêuticos para acompanharem os processos de disponibilização de medicamentos nas unidades, assim realizar diagnósticos das situações locais e controle de estoque no âmbito da Assistência Farmacêutica dentro do município.

Segundo a Coordenadora de Assistência Farmacêutica do Município, Dra. Emiliana Cruz Neves, a implantação do sistema HÓRUS “informatizado” nas unidades de saúde auxiliará na qualificação dos serviços da Assistência Farmacêutica no nosso município. “Com o HÓRUS vamos permitir que aconteça a rastreabilidade dos medicamentos distribuídos e dispensados, consultar o histórico de atendimento e agendamento do paciente, além de identificação do estoque em tempo real por prescritores dessas unidades.

A coordenadora completa a entrevista informando que o projeto piloto já está em funcionamento em uma das Unidades de Saúde da Família, para que seja analisado o fluxo de atendimento. “Iniciamos a implantação desse projeto piloto na Unidade de Saúde da Família Matheus a fim de estudarmos os desafios e encontrarmos as soluções para em breve implantação desse projeto em todo o território municipal”.