Secretaria de Saúde
SAÚDE INTENSIFICA COMBATE AO AEDES AEGYPTI COM A UTILIZAÇÃO DO FUMACÊ EM BAIRROS DA CIDADE
13/04/2022

A Prefeitura Municipal de Caculé, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, irá realizar entre os dias 14 e 29 de abril em bairros da cidade, uma intensificação das ações de combate a Dengue, Zika e chikungunya. O processo de intensificação irá ocorrer com a aplicação de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) pesada (FUMACÊ) que será realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Núcleo Regional de Saúde Sudoeste.

Em conversa com a assessoria de comunicação do município, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Liliane Malheiros, explicou que a intensificação vai acontecer em bairros que apresentam maior índice de infestação por Aedes Aegypti, assim como de casos notificados e confirmados de Dengue, Zika e chikungunya.

Segundo Liliane, "foi realizada uma avaliação da situação de cada bairro de Caculé, identificando as áreas de maior risco para a ocorrência de casos das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. A partir dessa análise, foram elaboradas diversas estratégias de atuação no combate ao mosquito, de acordo com a necessidade de cada localidade, onde foram realizados tratamento focal com larvicida, tratamento perifocal com bomba costal, tratamento espacial com equipamento portátil motorizado.

A coordenadora também explicou que para complementar as ações de combate ao Aedes será realizado a UBV Pesada (FUMACÊ), que é uma técnica para o bloqueio químico do mosquito, em que o equipamento de pulverização do inseticida é acoplado a um veículo, o que permite atingir um maior número de quarteirões e imóveis em cada território. Diferentemente das ações de controle vetorial com o bloqueio mecânico, que elimina depósitos que servem como criadouros e onde são encontrados os ovos e larvas do aedes, a UBV Pesada é utilizada para a eliminação do “mosquito adulto”.

O cronograma da realização da UBV Pesada (FUMACÊ) e os devidos cuidados pré e pós borrifação, será divulgado através de cards nas redes sociais da Prefeitura Municipal e anúncio em carro de som.

A secretária de saúde e enfermeira, Ediene Coutinho, também informou que além de bloqueio químico com a aplicação de inseticida para eliminação do aedes, a Secretaria de saúde também realiza com o apoio de Agentes de Endemias, o bloqueio mecânico e tratamento focal para a eliminação dos criadouros em visitas domiciliares. “Os moradores são estimulados a realizar a vistoria no domicílio, pelo menos uma vez na semana, eliminando ou realizando a limpeza de recipientes que podem acumular água, evitando ambientes propícios para a proliferação do Aedes Aegypti”, finalizou Ediene.